8h20 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h00
– Planejamento dos Portos para os próximos 20 anos
– Previsões para o PNLP: Otimização do fluxo logístico e alinhamento do setor portuário aos padrões mundiais
– Plano Nacional de Dragagem: investimentos previstos para a eliminação do maior gargalo do setor
Fabrizio Pierdomenico
Consultor na Agência Porto Consultoria Portuária e Empresarial, foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP e Diretor Comercial e de Desenvolvimento da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo
10h00 – Coffee Break e Networking
10h20 – Projeto Porto Sem Papel: Redução da burocracia dos procedimentos portuários, melhoria do intercâmbio de informações e maior eficiência das operações
Fabrizio Pierdomenico
Consultor na Agência Porto Consultoria Portuária e Empresarial, foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP e Diretor Comercial e de Desenvolvimento da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo
11h00
– Plano Geral de Outorgas do Setor Portuário:
– Áreas prioritárias para instalação de Portos Públicos e áreas concentradoras de Terminais de Cargas
– Atualização das Regulamentações Portuárias
– Resolução 2240: Impactos da Ampliação da Ocupação Privada nos Portos Públicos
Giovanni Cavalcanti Paiva
Superintendente de Portos da ANTAQ
12h00
– Projetos de Integração entre os portos do Cone Sul
– Expansão no movimento de cargas e redução de custos para exportadores e importadores
– Novos acordos de cooperação operacional com os terminais de Montevidéu e Buenos Aires
– Possibilidades de desenvolvimento de um Sistema Hidroviário para ligação entre os Portos
Dirceu Silva Lopes
Superintendente do Porto de Rio Grande
12h30 – Almoço
14h00 – Porto de Santos: Projetos de desenvolvimento do maior complexo portuário da América Latina
– Desafios e alternativas para a Integração dos Modais
– A implantação do Porto sem Papel: Perspectivas de melhora no Fluxo logístico
Renato Barco
Diretor de Planejamento Estratégico e Controle da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo – Santos)
14h50
– PNLP X Perspectivas para Investimentos Privados
– Análise do Modelo de Concessão para Exploração Portuária
– Regras para Construção de Terminais de Carga Própria
– A visão e a importância do Retroporto no PNLP
Wilen Mantelli
Presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários)
Martin Aron
Presidente da ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres)
15h40 – Coffee Break e Networking
16h00
– O Modelo Francês de Gestão Portuária – Le Havre
– Integração entre os Principais Portos Marítimos e Fluviais da França
– Oportunidades e Desafios para a Parceria entre Exportadores Brasileiros
– O Complexo Portuário de Le Havre
Jean Pierre Bernard
Delegado para o Mercosul e Chile do Grande Porto Marítimo de Le Havre
16h40
– Estratégias de Novos Negócios entre Brasil e Rotterdam
– As Oportunidades para o Brasil aumentar as Exportações para o Porto
– Os requisitos necessários para as Certificações emitidas pela Comunidade Européia e seus Benefícios
Tania de Grave Curado
Parceira do Porto de Rotterdam, Diretora da AgrenNewEnergy B.V – Holanda
17h30 – Desafios e entraves institucionais dos órgãos regulatórios: CONIT, PNLT, ANTAQ e CAP
Osvaldo Agripino de Castro Junior
AGRIPINO, DUTRA E SCHIESSL ADVOGADOS – Professor do Mestrado e Doutorado em Direito da UNIVALI e Pós-Doutor – Harvard University
18h30 – Encerramento
– O evento abordou como as principais autoridades do Setor Portuário avaliam os entraves e possibilidades de negócios que a nova logística portuária trará ao Brasil.
– Os participantes descobriram como o Governo planeja o futuro dos Portos para os próximos 20 anos. Avaliaram também as novas perspectivas de investimentos e de aumento da capacidade de movimentação.
– Conheceram os impactos logísticos do projeto “Porto Sem Papel”: redução da burocracia e aumento da eficiência no Fluxo de Cargas.
– Esclareçam como o Programa Nacional de Dragagem eliminará gargalos do segmento e propiciará a integração intermodal dos Corredores Logísticos.
– Presidentes
– Superintendentes
– Diretores de Infraestrutura e Gestão Portuária
– Diretor de Logística, Comércio Exterior, Supply Chain, Navegação
– Agências Marítimas
– Advogados de Direito Marítimo
Descontos progressivos a partir de 2 inscrições
R$ 1990 para inscrições efetuadas até 1 de Dezembro
R$ 2220 para inscrições efetuadas após 1 de Dezembro
– Palestras: Material de Apoio Digital
– Alimentação: Welcome Coffee, Coffee Break Manhã, Almoço e Coffee Break Tarde
– Estacionamento do Hotel
– Certificado de Participação no Seminário
– Wi-Fi