Rodada de Negócios Portos:
– Atração de Investimentos
– Aumento da Concorrência
– Melhoria da Eficiência Logística
O 2º Encontro Nacional de Executivos de Portos abordou o primeiro ano da nova Lei dos Portos que previu investimentos de R$ 54 bilhões nos portos brasileiros até 2017 com o objetivo de diminuir os custos logísticos.
O evento discutiu temas como, quais as mudanças e entraves ainda precisam ser superados, além de como o novo modelo de arrendamento dos terminais portuários será aplicado para destravar investimentos e ampliar a competitividade logística, e de que maneira serão impulsionadas as licitações de novas áreas dentro dos portos públicos.
Essas e outras importantes questões sobre como serão os investimentos para compra de equipamentos, ampliação do cais e aquisição de tecnologia e aumento da capacidade de movimentação foram debatidas nesse fórum de executivos de portos.
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h00 – A Nova Lei dos Portos
Atualidades e perspectivas
Fernando José de Pádua Costa Fonseca
Diretor da ANTAQ
10h10 – Coffee Break e Networking
10h30 – A nova lei portuária: Desafios e Oportunidades
– Os investimentos privados nos Portos
– Planejamentos
– A administração Portuária atual e possibilidades futuras
Sérgio Aquino
Consultor da SPA (Soluções Portuárias Aplicadas), ex-presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, ex-secretário municipal de assuntos Portuários de Santos
11h20 – Condições previstas para os Financiamentos das Próximas Concessões Portuárias
Dalmo dos Santos Marchetti
Gerente de Logística e Infraestrutura do BNDES
12h00 – Mesa redonda: Esclareça com os palestrantes da manhã as principais questões para os seus negócios
12h20 –
Almoço
14h00 – Práticas diferenciadas adotadas pelos Terminais Privados
Juarez Moraes e Silva
Diretor Superintendente e Comercial do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá)
Emma Russo
Diretora Logística da Triunfo Participações
15h00 – Perspectivas X Entraves para a Consolidação do Novo Modelo para os Terminais Portuários Privados
Murillo Barbosa
Diretor Presidente da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados
15h40 –
Coffee Break e Networking
16h00 – Desafios após a aprovação do Novo Marco e Segurança Jurídica
Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio do VPBG Advogados
16h50 – Planejamento Portuário após a Nova Lei:
– Novas áreas para instalação e expansão portuária
– Antecipação de renovação de contratos de arrendamentos vigentes
– Sistema de concessões de novos portos organizados
Guilherme Penin Santos de Lima
Secretário de Políticas Portuárias – SEP
17h30 – Oportunidades de Investimento no setor Portuário
– Potencial da nova fronteira de exportação norte
Túlio Machado
Associate Director – BTG Pactual
18h00 – Encerramento
*Grade sujeita a alterações
Esclarecer como os principais players do setor responsável por 90% das exportações brasileiras buscam alternativas para os entraves operacionais e administrativos que ainda impactam parte da qualidade do serviço prestado.
O evento explorou como as empresas estão se organizando para promover ações que garantam a estabilidade do ambiente legal e a segurança jurídica do setor para alavancar investimentos.
Principais questões as serem abordadas:
– Renovação Antecipada de Concessões: Novos investimentos X Prorrogação dos contratos com vencimentos próximos
– Licitações: As primeiras licitações de novos arrendamentos de terminais portuários sob a nova legislação do setor
– Avanços da expansão da capacidade dos atuais arrendatários
– Os novos processos de reequilíbrio econômico-financeiro
– Novas fronteiras: A definição de novas áreas dentro dos portos públicos
– Contratos: A reorganização dos contratos de terminais públicos arrendados à iniciativa privada
– Novas autorizações: Balanço das novas liberações para terminais privados
– Plano Geral de Outorgas: Áreas arrendadas, concedidas, autorizadas ou delegadas à iniciativa privada
– Armadores estrangeiros: O registro e monitoramento dos armadores estrangeiros que operam no país
– Como atender às exigências de regulação tarifária, modelagem da concorrência, parâmetros de desempenho, quantitativo de obras e custos administrados?
Números da Nova Lei:
– 42 terminais privados pediram a renovação antecipada das concessões em troca de mais investimentos
– R$ 54,2 bilhões é a estimativa de investimento da iniciativa privada no setor por meio da nova Lei dos Portos, segundo o governo.
– Portos
– Terminais
– Construtoras e Empresas de Engenharia
– Investidores Nacionais e Internacionais
– Advogados Especialistas em Infraestrutura e Transportes
– Usuários e Prestadores de Serviços de Transporte Marítimo
– Fornecedores de Equipamentos e Tecnologia
– Bancos, Seguradoras e Fundos de Investimento
– Representantes do Governo Federal e Estaduais
Valor do Evento | R$ 2490 até dia 13 de novembro
– Palestras: Material de Apoio Digital
– Alimentação: Welcome Coffee, Coffee Break Manhã, Almoço e Coffee Break Tarde
– Estacionamento do Hotel
– Certificado de Participação no Seminário
– Wi-Fi